Inadimplência no Acre

Departamento de Economia

(economia@spcbrasil.org.br)

Dados referentes a setembro/2020, com informações de todas as bases às quais o SPC Brasil tem acesso. O relatório com os dados regionais e nacionais está disponível para download em www.spcbrasil.org.br

Evolução do número de devedores

O número de inadimplentes do Acre caiu ‐2,08% em setembro de 2020, em relação a setembro de 2019. O dado ficou acima da média da região Norte (‐4,54%) e abaixo da média nacional (‐1,14%). Na passagem de agosto para setembro, o número de devedores do Acre cresceu 0,51%. Na região Norte, na mesma base de comparação, a variação foi de ‐1,77%.

Gráficos 1 e 2 – Número de pessoas inadimplentes

A abertura por faixa etária do devedor mostra que o número de devedores com participação mais expressiva no Acre em setembro foi o da faixa de 30 a 39 anos (26,30%).

O gráfico abaixo mostra a evolução da inadimplência dos devedores residentes no Acre ao longo dos últimos meses. A variação observada em setembro de 2020 ficou acima daquela observada no mês anterior.

Gráfico 4 – Número de pessoas inadimplentes

Variação anual

Evolução do número de dívidas

Em setembro de 2020, o número de dívidas em atraso de moradores do Acre caiu ‐1,22%, em relação a setembro de 2019. O dado ficou acima da média da região Norte (‐7,88%) e acima da média nacional (‐3,51%). Na passagem de agosto para setembro, o número de dívidas do Acre cresceu 0,32%. Na região Norte, nessa mesma base de comparação, a variação foi de ‐2,16%.

Gráficos 5 e 6 – Número de dívidas em atraso

O setor com participação mais expressiva do número de dívidas em setembro no estado do Acre foi Bancos, com 29,66% do total de dívidas.

Gráfico 7 – Número de dívidas em atraso por Setor Credor

Participação no total (setembro/2020)

O gráfico abaixo mostra a evolução do número de dívidas no estado ao longo dos últimos meses. A variação ob‐ servada em setembro de 2020 ficou acima daquela observada no mês anterior.

Variação anual Gráfico 8 – Número de dívidas em atraso

Variação anual

Número médio de dívidas por devedores

Em setembro de 2020, cada consumidor inadimplente no Acre tinha em média 1,787 dívidas em atraso. O número ficou acima da média da região Norte (1,758 dívidas por pessoa inadimplente) e abaixo da média nacional registrada no mês (1,803 dívidas para cada pessoa inadimplente).

Gráfico 9 – Número médio de dívidas por inadimplente

Tags: ACISA A CASA DO EMPRESÁRIO SPC Brasil

Comentários