Acisa: reunião ordinária do mês de outubro discute sobre frete dos produtos e atualizações do ICMS com diretoria e associados

por Simone Chalub

Na noite desta terça-feira, 1, foi realizada a Reunião Ordinária do mês de outubro da Associação Comercial – Acisa. Uma breve abertura foi feita pelo presidente Celestino Oliveira, e na sequência, o diretor do Conselho Fiscal João Eduardo Albuquerque conduziu os trabalhos, direcionando pautas importantes como Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS e frete aos diretores Cil Farney Rodrigues e Marcelo Zamora.

Na ocasião, foi falado sobre aspectos do ICMS e diferenças do frete de produtos com substituição tributária. O diretor Cil Farney explicou que a cobrança do frete de fato é legal, e está prevista na lei, e no caso de não ter sido descontado anteriormente, o Fisco tem total liberdade para realizar a cobrança. Uma das orientações passadas a diretoria é que fiquem atentos e que mantenham um controle minucioso no cálculo das notificações que recebem, pois algumas vezes existem equívocos por parte das notificações.

O diretor João Albuquerque falou da importância de conduzir a reunião e disse que esta é uma maneira de torná-la mais dinâmica. “Vejo como positiva a atitude do presidente Celestino, de realizar mensalmente a rotatividade de diretores para conduzir as reuniões ordinárias da Acisa. A experiência acaba gerando um engajamento maior e aumenta o fluxo de diretores nas reuniões. O fato de trazer lideranças estaduais e municipais para debater temas relevantes para a sociedade acreana e o debate que surge nas reuniões, acaba gerando uma troca de ideias positivas. Em um contexto geral, todo mundo acaba aprendendo mais e compartilhando suas experiências. Nossa diretoria é formada por um público bastante plural, desde os mais jovens aos mais experientes. A ideia tem que continuar, para que, desta maneira, possamos gerar uma dinâmica mais livre na organização de ideias”, explica João Eduardo Albuquerque.

Na sequência, o presidente convidou diretores para falar sobre o atual momento em cada segmento, durante este ano. Muitos comentaram que os meses de julho e agosto, foram bastante positivos, pela antecipação do décimo terceiro, mas que agora em setembro a situação ficou mais estável.

De um modo geral, a maioria concordou que o ano apresenta uma estabilidade, tanto na indústria, quanto no comércio e serviços.

Tags: ACISA A CASA DO EMPRESÁRIO ICMS

Comentários